Seguro residencial: confira dicas preciosas sobre o produto

Olá! Hoje vou abordar sobre as características e benefícios de seguro para residências. Esse tipo de seguro não é muito procurado, já que felizmente, não são constantes acidentes de grande porte em casas.

Quero destacar que o seguro residencial oferece ao cliente, por meio de assistência 24 horas, benefícios fantásticos e que talvez você nem faça ideia de que seja possível ter atendimentos para estes serviços. É um dos seguros que não abro mão de ter, pois através dele deixo a manutenção da minha casa em dia e assim, evito danos que despenderá grandes custos futuros.

Isso mesmo, manutenção para sua casa!!!! Vou explicar:

Ao contratar o meu seguro residencial, faço questão de uma assistência 24hs completa. Este tipo de seguro ainda oferece a assistência básica e intermediaria, mas só a completa te dá o direito aos benefícios seguintes, onde tenho direito, por exemplo, aos serviços de limpeza de caixa d’água, da caixa de gordura, da calha além de dedetização. Esses serviços com certeza durante o ano vou usar, sendo assim, se eu fosse pagar um profissional para estes serviços não ficaria por menos de R$ 400,00. E acredite, este valor corresponde, no mínimo, a 80% do que paguei pelo seguro completo. O interessante é que o valor do seguro pode ser parcelado em 10 vezes sem juros! Claro que tudo depende do valor do imóvel e coberturas contratadas, mas geralmente estes percentuais ficam em torno de 40% a 80%.

Então vamos fazer uma pequena reflexão: ao contratar o seguro residencial, usando os benefícios da assistência 24hs completa com a manutenção da minha casa, obtenho praticamente quase todo meu investimento de volta, e não para por aí… ainda tem vários outros serviços que podem ser usados em caso de emergência, como chaveiro, hidráulico, elétrico e outros. E nossos eletrodomésticos das linhas branca e marrom também entram nesse seguro, mas atenção, todos tem limites de valor e uso, já que algumas seguradoras
também limitam o ano do bem. Por isso, é interessante avaliar com seu corretor, pois existe alteração de seguradora para seguradora.

Coberturas do seguro residencial
É muito bom o seguro residencial não é? Além dessa assistência maravilhosa, ainda tem as principais coberturas do seguro, vou falar um pouco sobre algumas delas: Incêndio/Raio/Explosão de qualquer natureza – esta é a principal cobertura do seguro residencial. A cobertura para incêndio é pré-requisito básico para contratação de todos os planos residenciais. A legislação determina que a abrangência da proteção para prejuízos decorrentes de fogo, explosão e queda de raio tem que ser prioritária. Esta é a cobertura básica, pois sem ela – que é a principal – o seguro residencial não pode ser contratado.

O seguro garante a estrutura do imóvel e o conteúdo da sua casa, se atingidos por incêndio das mais diversas origens, seja provocado dentro da sua própria residência ou iniciado em um
apartamento vizinho, pela queda de um raio, por um curto-circuito no sistema elétrico ou qualquer outra causa.

Importante: A definição de incêndio para fins de seguro é o fogo que se propaga ou se
desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos.

A caracterização de incêndio, para fins de seguro, não basta que exista fogo. É preciso que:

  • O fogo se alastre, se desenvolva, se propague;
  • A capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer outro local em
  • Que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual;
  • E o fogo cause dano.

Roubo e/ou furto qualificado de bens- é uma das coberturas mais caras, e fiquem espertos, roubo/furto qualificado de bens mediante arrombamento e/ou vestígios, o roubo/furto
simples não tem cobertura, ou seja, sem vestígios + sem arrombamento = sem cobertura. Outro detalhe importante a verificar com seu corretor de seguros são os critérios da seguradora quanto a comprovação da existência do bem. O que a sua seguradora exige para comprovação do bem? Nota fiscal? Lista de bens? Inspeção previa? Nota fiscal e/ou lista de bens? Fotos? Cada seguradora tem sua exigência e se não for cumprida você pode perder o direito a indenização.

  • Danos elétricos – cobre estragos em produtos eletroeletrônicos causados por curto-circuito.
    Quais são os prejuízos indenizáveis da cobertura para danos elétricos?
  • Danos causados por falta de manutenção, desligamento ou ligações diretas de dispositivos
    de segurança e controle automático.
  • Danos a no-breaks, filtros de linha, estabilizadores de voltagem, fusíveis, resistências de
    aparelhos elétricos e lâmpadas.
  • Danos causados por raios que caírem na rede de distribuição elétrica interna ou externa e
    também na rede de telefonia.
  • Danos a aparelhos de telefone, fax e fax modem.
  • Danos a computadores
  • Danos causados a eletro-eletrônicos por curto circuito

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo, queda de aeronaves, impacto de veículos terrestres e fumaça – para efeito do seguro, é considerado vendaval quando o vento atinge velocidade superior a 54 quilômetros por hora.

Se o telhado, as janelas ou qualquer outra parte da sua casa forem danificados, você conta com a garantia de indenização.

Queda de aeronave e impacto de veículos – são duas coberturas bastante válidas, porque se ocorrer um acidente dessa ordem os danos são grandes. Por ter custo muito baixo, estas
coberturas devem ser incluídas no seguro como opcionais, se já não constarem na cobertura básica, o que depende de cada seguradora.

Fumaça – outra garantia a ser avaliada e que, geralmente, faz parte da cobertura de vendaval. É uma proteção contra danos ocasionados na residência por fumaça, ainda que seja proveniente de incêndio coletivo ocorrido em outro imóvel não segurado.

Vidros – garante a indenização não só de vidros quebrados, mas também de mármores e espelhos, desde que estes estejam fixados em janelas, portas e divisórias, além de prateleiras e molduras.

Responsabilidade familiar – garante indenizações que possam ser cobradas, judicialmente, por outras pessoas que tenham sido prejudicadas involuntariamente por você, ou por quem mora ou trabalha na sua casa, ou ainda, por seus animais de estimação. Você também recebe o reembolso de despesas com custas judiciais e honorários de advogados.

Esse seguro cobre, ainda, danos físicos causados a outras pessoas por objetos que caiam da janela da sua casa ou por quedas na calçada molhada em frente à sua residência, por exemplo. Em muitos casos tem que haver uma sentença judicial transitado e julgado.

Estas são algumas coberturas do seguro residencial, mas existe outras, então é sempre bom verificar com seu corretor o que a seguradora tem a oferecer e informá-lo quais são suas maiores necessidades. Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida mande um recado site que será um prazer poder esclarecer.

Fiquem ligados, o seguro é muito bom, tem que ser bem contratado e atender as suas necessidades.
Ele é para te trazer tranquilidade e proteção.
Você seguro, você feliz!!!

Se você chegou até o fim desta matéria, receba R$ 100,00 de desconto no seguro entrando em contato direto com a gente!

Deixe um comentário