Seguros de veículos? Saiba como contratar!

Vamos começar nossa maratona pelo seguro mais comprado e conhecido pelos brasileiros, o seguro auto.

 

O seguro auto tem algumas particularidades muito importantes como, por exemplo, o perfil do condutor principal. Ele é muito importante e causa grande impacto na precificação do seguro e qualquer informação errada pode levar a perda do direito a indenização do seguro, então fique bastante atento. O condutor principal pode ser uma pessoa diferente do segurado/proprietário do veículo. É considerado condutor principal quem dirige o veículo por 85% do tempo ou mais, e caso não consiga identificá-lo, tem que ser informado o condutor mais jovem.

 

Franquia

Hoje a maioria dos seguros auto são contratados 100% da tabela Fipe, ou seja, a tabela de referência de valor comercial do veículo. O segurado tem a opção de contratar uma franquia normal/obrigatória ou reduzida/50% da obrigatória. Franquia é a participação que o segurado/cliente tem em um eventual sinistro/acidente. Na contratação do seguro com franquia reduzida, o valor que altera no preço final do seguro, quase sempre é muito pequeno, então vale a pena contratar a franquia reduzida. Se seu corretor te passar somente a franquia normal/obrigatória, peça uma simulação com a franquia reduzida. Fica a dica!

 

Cobertura de terceiro

No seguro total, além da cobertura de casco (100% tabela FIPE), temos também a cobertura de terceiro, ou seja, RCF-DM (danos materiais), RCF-DC (danos corporais ou pessoais) e APP (acidentes pessoais por passageiros). Minha sugestão para contratação desta cobertura é que façam com mínimo de R$ 100.000,00. Hoje qualquer carro popular vale cerca de R$ 50.000,00,
então imagina se você bater em um carro com valor alto???

 

Assistência

Existem ainda coberturas adicionais de carro reserva, vidros, assistência 24h. Sugiro sempre contratar vidros completos já que a diferença de preço para vidros básicos é muito pequena. Quanto ao carro reserva, se você não tem outro carro, o melhor é contratar no mínimo 15 dias. Sempre achamos que nunca vai acontecer conosco, mas acontece, e quando acontece precisamos muito do carro reserva, as oficinas hoje vivem lotadas e 7 dias é pouco tempo para o processo de reparo do veículo.
Quanto à assistência 24h, para tudo gente! As assistências são muito diferenciadas de seguradora para seguradora, então peça a seu corretor de seguros um relato/informativo sobre o que você tem direito ou não de usar. Existem seguradoras que oferecem assistências muito top, têm outras que te dá direito ao carro reserva em caso de pane no seu veículo até 10 dias. Há outras que dão direito ao carro reserva quando terceiro e outras não. E, ainda, têm as que te isentam a franquia quando a culpa do acidente não é sua.


Análise

Então vamos analisar sim, tudo que pode ser usufruído no seguro e que vai atender sua necessidade. E muitas vezes, a diferença que se paga para ter um benefício deste é tão
pequena que vale a pena. Minha dica???? Peça a seu corretor que faça a simulação com a assistência melhor e pergunte o que vem no pacote desta assistência. Fique ligado! Existe seguradora que, para ter direito ao carro reserva, vidros, assistência, tem que levar o veículo na credenciada da mesma, então procure saber se aquele produto da direito em qualquer oficina ou somente na rede credenciada da seguradora. Existem outras coberturas que podem ser contratadas dependendo da necessidade de cada segurado, mas as mais comuns são as abordadas acima.

 

Bônus

Atenção!!! O bônus do seu seguro é considerado mesmo você trocando de seguradora ou corretora de seguros, o bônus é um direito adquirido seu. Se não usou a apólice de seguro ele aumentará e se usou irá diminuir, mas ele é seu e não importa se você vai fazer o seguro com outra seguradora do que a atual ou com outro corretor, você continua tendo direito a ele. Seja sempre muito transparente com seu corretor de seguros e forneça o máximo de informações possíveis, assim seu seguro será bem contratado e não terá problemas futuros. Qualquer dúvida ou sugestão, envie para mim que posso ajudá-lo!

Deixe um comentário