Você sabe como funciona o Seguro Condomínio?

Hoje vou abordar o seguro Condomínio, não só a importância em fazê-lo como a obrigatoriedade exigida em lei.

Isso mesmo o seguro Condomínio não é opcional.

“Art. 13° Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.

Parágrafo único. O seguro de que trata este artigo será obrigatoriamente feito dentro de 120 dias, contados da data da concessão do “habite-se”, sob pena de ficar o condomínio sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 (um doze avos) do imposto predial, cobrável executivamente pela municipalidade.

Art. 16° Em caso de sinistro que destrua menos de dois terços da edificação, o síndico promoverá o recebimento do seguro e a reconstrução ou os reparos nas partes danificadas.”

Estabelecem a obrigatoriedade da contratação de seguro, que cubra toda a edificação contra o risco de incêndio ou outro evento qualquer, que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas. O síndico, de acordo com a mesma lei, responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, por qualquer inadequação ou insuficiência de seguro constatada. Uma vez que a legislação não especifica que outros eventos devem ser segurados além de incêndio, deixando vaga a definição das coberturas obrigatórias, deve-se contratar um seguro que garanta todos os eventos a que o condomínio esteja efetivamente sujeito, entre os quais destacamos: raio, explosão, queda de aeronaves, danos elétricos, vendaval, impacto de veículos, quebra de vidros, roubo, e os seguros de responsabilidade civil do condomínio, síndico, dos portões e veículos.

Cumpre lembrar que a responsabilidade pela renovação do seguro recai sobre o síndico, em cujo mandato a apólice foi emitida, não se justificando a insuficiência de coberturas em apólices vencidas, como isenção de responsabilidade do síndico no caso de sinistro, portanto, é essencial a revisão de valores e de coberturas a cada renovação.

Diante do exposto acima, há alguns anos as seguradoras foram obrigadas a criar um produto de condomínio mais abrangente, então veio às modalidades Simples e Ampla, as quais todos tem muitas dúvidas, então vamos explicar.

Modalidades de seguros

Cobertura Básica Simples:

Indenizam em caso de Incêndio, raio, explosão, implosão, Queda de aeronave, acionamento acidental de sprinklers.

Além de oferecer outras coberturas que podem ser contratadas de forma opcional.

Cobertura Básica Ampla:

Mais vantajosa, ótimo custo-benefício, cobertura de praticamente todos os tipos de sinistros que podem ocorrer em um condomínio. Conta com todas as coberturas da modalidade Simples, mais:

  • Desmoronamento parcial ou total
  • Impacto de veículos terrestres
  • Tumultos
  • Danos Elétricos
  • Quebra de vidros
  • Vazamento de tanques e tubulações
  • Vendaval, granizo, tornado, furacão e ciclone
  • Inundação e alagamento
  • Terremoto, maremoto, tsunami e tremor de terra

Além de dispor de verba única para todas as coberturas, conforme a necessidade e o evento.

Coberturas opcionais da modalidade básica SIMPLES são: danos elétricos, danos morais, desmoronamento, despesas fixas, incêndio para bens dos moradores, perda de pagamento de aluguel, quebra de vidros, Fidelidade do síndico e da administradora, Responsabilidade Civil  Condomínio, Garagista – Incêndio, Roubo e Furto, Garagista – Colisão, Incêndio, Roubo e Furto, Portões Automáticos, Shopping Center, RC Síndico, Roubo, Furto de bens dos moradores, Valores do condomínio, Vendaval, granizo e impacto de veículos Terrestres, Vida em grupo dos funcionários, Dentre outras

Coberturas opcionais da modalidade básica AMPLA são: Responsabilidade Civil Condomínio, Garagista – Incêndio, Roubo e Furto, Garagista – Colisão, Incêndio, Roubo e Furto, Portões Automáticos, Shopping Center, RC Síndico, Roubo, Furto de bens dos moradores, Valores do condomínio, Vendaval, granizo e impacto de veículos Terrestres, Vida em grupo dos funcionários, Dentre outras.

Vamos a um quadro comparativo de cotação simbólica para demonstração:

Quadros comparativo com cotação realizada em 26/03/19 – meramente exemplificativo – podendo haver modificações.

E a manutenção do condomínio? Também podemos garantir alguns serviços contratando o plano de assistência 24 horas adequado a sua necessidade como: Chaveiro, Mão de Obra Hidráulica e Elétrica, Vidraceiro, Cobertura Provisória de Telhados,

Fixação ou Retirada da Antena Coletiva, Revisão de instalação elétrica, Troca de lâmpadas, tomadas e interruptores, Lubrificação de fechaduras e dobradiças, Limpeza de calhas, Verificação de extintores, entre outros

Então agora é só comparar e tirar todas as duvidas com seu corretor, antes da contratação do seguro.

Quer uma dica muito boa???

Contrate duas apólices de seguros, um na modalidade simples para cobrir os pequenos sinistros e ter uma franquia mais em conta e outro na modalidade ampla, onde terá certeza de que tudo está devidamente coberto. Ou seja, uma apólice a segundo risco.  Não se esquecendo de comunicar as duas seguradoras que existe as duas apólices.

Veja com seu corretor como fazer e melhores condições para que você faça as duas. E qualquer dúvida também pode deixar sua mensagem aqui que será um enorme prazer responder.

Deixe um comentário